quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NA PELE DA IMAGEM CHEGA AO CCPCM COM PALESTRA, May 31, '05 7:14 AM


Como parte da programação do evento FotoRio 2005 – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, a exposição Na Pele da Imagem, da artista visual e fotógrafa Doralice Araújo, chega ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói, quarta-feira (01 de junho de 2005), às 19 horas. Fruto de pesquisas em torno de diferentes possibilidades estéticas de interferência no processo fotográfico convencional, a mostra tem entrada franca e ainda conta com a palestra “Imagem, processos de criação e intervenção cultural”, a ser realizada no dia 23 de junho.

A ARTISTA


Doralice Araújo é artista visual, fotógrafa e psicóloga. Bolsista da Funarte – com o projeto “O Desejo se Fotografou”, realizado na comunidade Amigos do Chapéu Mangueira (Leme/RJ), Doralice é idealizadora e coordenadora da TV Pinel, TV comunitária produzida por pacientes e profissionais do Instituto Philippe Pinel (MS e RJ). Coordenadora do Projeto “Arte e Clínica” (Virtuosi / Niterói), a artista já participou de exposições coletivas na Galeria de Arte da UFF, no Museu da República, na Galeria do Ateliê da Imagem, na Galeria de Arte Sesc-Niterói e na Galeria de Arte Sesc-Nova Iguaçu.

A EXPOSIÇÃO


Integrante do FotoRio 2005 – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, evento entre os mais importantes do gênero no Brasil, a exposição Na Pele da Imagem caminha na interseção entre a fotografia e a arte contemporânea, mostrando obras baseadas em diferentes técnicas e suportes, como transferência de pigmentos, transfer, foto-montagem, costura, bordado, retalhos de tecido, fio de cobre, entre outros. Inserida no ideário de ligação emtre arte e vida, a exposição é um retrato pessoal das ações do cotidiano, apresentando imagens criadas a partir do convívio da própria artista com diferentes grupos sociais, especificamente na Comunidade Amigos do Chapéu Mangueira (Leme/RJ) e TV Pinel (RJ).

Na Pele da Imagem abrange as diferentes formas de utilização e transformação da imagem fotográfica, a “fotografia expandida” - onde as fronteiras se rompem, os meios se fundem e se tornam híbridos. Todas as obras apresentadas foram realizadas a partir de imagens de diferentes projetos coordenados pela artista – em especial “O Desejo se Fotografou...”.

“As obras que apresento são fruto de um processo de criação individual. São produções que falam da minha vivência da “loucura”, da minha vivência da “exclusão social”, e da minha concepção de arte – uma forma de expressão que deve sempre conectar o individual e o coletivo. Possibilitar o diálogo, a interação e a participação”. Doralice Araújo

ALGUMAS OBRAS


“União das Coisas Contrárias” - Trabalho em tecido (políptico), onde são utilizadas diferentes técnicas – still de vídeo de um programa da TV Pinel, transfer (transferência da imagem para os retalhos de tecido), bordado e costura. São retratos de Joe Romano - autor do livro de poesias “União das Coisas Contrárias” e usuário da TV Pinel - transferidos para os tecidos, onde foram bordados fragmentos de suas poesias.

“Deliramos....Logo Existimos” - Investigação estética, que concentra a tentativa de criar diferentes narrativas poéticas sobre a loucura, buscando expor o sofrimento e a exclusão social. Através de xerox , fotomontagem e transferência de pigmento por solvente (thinner), chega-se a imagens diluídas e distorcidas. As imagens são transferidas para retalhos de tecido, que são costurados com fio de cobre.

“São imagens de um programa da TV Pinel, com closes dos rostos de pacientes. Ao fotografar imagens do vídeo, busco congelar expressões que passam desapercebidas na imagem em movimento, encontrar momentos que sintetizem a mensagem que busco apreender e apresentar”.  Doralice Araújo

A PALESTRA


A artista e expositora Doralice Araújo e o jornalista, militante do Movimento da Luta Anti-manicomial e ex-integrante da equipe da TV Pinel, Edvaldo Nabuco, realizam a palestra “Imagem, processos de criação e intervenção cultural”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, quinta-feira (23 de junho de 2005), às 19 horas. Com objetivo de abordar as diferentes possibilidades de construção da imagem e da auto-imagem de modo participativo e interativo, a palestra propõe uma reflexão sobre o processo de criação como uma via para a transformação, intervenção na cultura e inclusão sócio-cultural.

Dentre os pontos que serão abordados estão: a imagem na contemporaneidade, como constitutiva da cultura e da subjetividade contemporânea; a produção de “novos modos de olhar”, de novas identidades culturais e novas subjetividades; a construção participativa e interativa da imagem e a arte como produtora de novos modos de existência.


Exposição Na Pele da Imagem
Data: 01 de junho de 2005 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Visitação: 02  de junho a 03 de julho de 2005
Horário: das 10 ás 17 horas (terça a sexta-feira); das 10 ás 15 horas (sábado e domingo); 13 ás 17 horas (segunda-feira)
Classificação etária: livre
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
End: Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí, Niterói.
GRÁTIS

Palestra “Imagem, processos de criação e intervenção cultural”
Data: 23 de junho de 2005 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Classificação etária: livre
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
End: Rua