quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ECOS _ Nova exposição chega ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Jul 3, '05 8:39 AM

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno receberá a exposição Ecos, que estará aberta a visitação a partir do próximo dia 06 até 31 de julho de 2005. O objetivo da mostra é a interação do Centro Cultural com o lugar onde está localizado, o Campo do São Bento, em Icaraí, Niterói.
Serão apresentados, através de uma exposição coletiva, novas propostas curatoriais, jovens artistas e olhares de críticos em início de carreira, proporcionando ao circuito de artes de Niterói a vivência desta proposta de arte contemporânea.
Além da exposição, o Campo de São Bento sofrerá intervenções através das obras, ações e performances dos próprios artistas. Haverá, ainda, um debate com os cinco artistas e as curadoras, no dia 27 de julho, quarta feira, às 19horas, no Centro Cultural.
Artistas convidados
Davi Ribeiro: Apresenta mais um trabalho da série Relicários Sociais. O projeto tem como proposta discutir a presença do sagrado em nossas vidas, o sagrado de uma forma mais abrangente e nas coisas simples da vida, como a brincadeira de uma criança, além da ausência do sagrado em nossas vidas com a degradação de valores primordiais da existência.

Parte interna da galeria

Título: A Alegria de Viver, da série Relicários Sociais
Material: escorrega, lâminas e tinta automotiva
Parte externa da galeria
Título: Vem, e Vê; Alegria de Viver, da série Relicários Sociais
Material: quatro cavalos de madeira e tinta automotiva

Carlos Contente: Nesta exposição, seu trabalho será a imagem única do auto retrato simplificado, utilizando como matriz um carimbo e um stencil. Como o Campo de São Bento é uma área arborizada e o trabalho é essencialmente urbano, os locais indicados para a execução foram os muros e o portão do Colégio Estadual Joaquim Távora, até pelo diálogo provocante que propõe aos estudantes, acostumados a linguagem do grafite, entendendo a proliferação de sua imagem como processo de produção de um canal de comunicação com sua comunidade.
Material: tinta acrílica e/ou spray (jet)

Daniela Mattos: Vai ocupar a galeria e parte do campo, desenvolvendo um diálogo através do uso de fios coloridos, sempre de três tons diferentes, configurando uma espécie de costura desses dois locais. Neste projeto, os fios serão deflagrados de uma relação entre o espaço interno e externo da galeria, também como uma tentativa de conduzir o olhar dos visitantes do Campo de São Bento para a galeria.
Fernando de la Rocque: Os trabalhos apresentados constituem-se como cartazes em papel no formato A1 com impressão serigráfica de duas frases. O cartaz interno trará a seguinte mensagem: “Salvem os artistas” e os externos, “Cuidado com as artes”.

Roberta Condeixa: Vai apresentar balões serigrafados com o rosto de São Bento, que serão espalhados em pontos estratégicos do parque, alguns causando dificuldade para serem retirados e outros em locais específicos para que as pessoas possam levar para casa. Já no primeiro andar da galeria terá uma fotografia escolhida da reação das pessoas ao encontrarem os balões e no terraço será colocado um balão envolto por uma caixa de acrílico no chão.

ECOS no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Visitação: de 6 a 31 de julho
Horário: de 10 às 17 horas
Classificação etária: livre
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
End: Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí, Niterói.